Antigamente os grandes fazendeiros criavam o gado solto em capoeiras e caatingas, a cada fim de estação, era organizada o que é conhecido ate hoje como "Pega de Boi". Uma festa onde se reuniam todos os vaqueiros da região para pegar o gado que vivia na solta e que seria marcado a ferro, castrado e conduzido para áreas onde os pastos existiam em maior abundancia.

Essa tarefa era difícil. O gado vivia em áreas de mato fechado, cheias de espinhos e galhos secos e alem disso muitos desses animais nunca tinham sido capturados.

O exercício de capturar o boi no mato exigia do vaqueiro extrema coragem. Para se protegerem dos perigos da caatinga eles utilizavam uma veste de couro de boi, conhecido como gibão e também o chapéu de couro, e uma mascara, para colocar e tampar os olhos do boi, para melhor transporta-lo ate o curral.


Sem essa veste o trabalho do vaqueiro ficava muito difícil, pois não tinha como eles entrarem na mata fechada e correrem atras do gado, que ficava em ambientes bem ariscos, cheios de espinhos, xique-xique, favela, jurema entre outros...Por isso a importância desse veste de couro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário